Arroz de Feijão

Arroz de Feijão

 

Especialmente indicado para acompanhar pataniscas, carnes ou peixes fritos, este prato torna-se completo juntando-lhe um ovo estrelado ou escalfado.

150g de feijão encarnado;
1 colher de sopa de azeite;
1 cebola grande;
1 cravinho;
6 grãos de pimenta preta;
0,5 dl de azeite;
2 dentes de alho;
2 tomates maduros;
1 ramo de salsa;
½ chouriço de carne;
50 g de toucinho fumado;
300 g de arroz carolino.

Cubra o feijão já demolhado com água fria ficando ao nível de dois dedos acima do feijão. Junte um fio de azeite, 1 cebola com 1 cravinho espetado e a pimenta em grão. Enquanto o feijão coze, faça um refogado com 1 cebola picada, 2 dentes de alho, 2 tomates maduros, 0,5 dl de azeite, o louro e a salsa. A meio da cozedura do feijão junte-lhe o chouriço e o toucinho. Estando cozidos, escorra-os, corte-os em bocados e volte a juntá-los ao feijão. Sendo necessário meça o líquido de cozedura e junte água: se for para arroz seco «corrido» (ou malandro) pode ir até 4 vezes. Não mais. Tempere com sal e leve a ferver. Adicione o arroz carolino, deixe retomar a fervura e cozer, tapado e com o lume no mínimo. Assim que o arroz estiver cozido, pare a cozedura e deixe-o repousar, tapado, pelo menos 5 minutos antes de o servir.

Nota: para acompanhar pataniscas ou peixe frito, pode omitir o chouriço de carne e o toucinho fumado.
Querendo fazer deste arroz o prato principal da refeição, utilize um chouriço de carne inteiro e além do toucinho junte ainda 1 chouriço de sangue. Acompanhe com grelos cozidos e salteados em azeite e alho.

O que é cozinhar o arroz?

É introduzir água e calor para enfraquecer as ligações entre os «colares» de glucose. A água entra então para dentro dos grânulos de amido e eles vão inchando e gelatinizam.

O que se pretende quando se cozinha o arroz?

Pretende-se torná-lo digerível. E, logo a seguir, que adquira uma consistência, textura, sabor e aroma que agradem aos nossos órgãos dos sentidos (os nossos verdadeiros clientes…)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *