Arroz de Marisco

Arroz de Marisco

Os coentros, neste prato, reforçam de forma inequívoca o sabor dos mariscos.

350 g de arroz carolino;
1 Kg de berbigão;
300 g de camarão;
3 bons dentes de alho;
4 colheres de sopa de azeite;
1 molho de coentros;
pimenta preta do moinho; piripiri; sal.

De preferência de véspera, lave o berbigão em água corrente e ponha-o de molho em água fria com sal a fim de lhe retirar a areia. Meça o arroz carolino e registe. Coloque o berbigão num recipiente largo ( de modo a não ter uma camada muito espessa), regue com um pouco de água e leve a lume forte. Vá retirando os berbigões à medida que forem abrindo. Reserve a água que largaram e retire-os das conchas. Introduza os camarões em água a ferver temperada com sal, deixe levantar fervura, verifique se já os pode descascar e escorra-os, reservando a água. Descasques os camarões e introduza as cabeças e as cascas na água de os cozer. Leve a ferver com o lume muito brando cerca de 30 minutos. Triture tudo com a varinha mágica, ou no copo misturador, junte a água do berbigão e côe e líquido por um passador revestido de uma gaze.
Pique os alhos e aloure-os ligeiramente com azeite; junte os coentros picados, salteie um pouco e regue com a água dos mariscos. Deixe levantar fervura, tempere com pimenta e piripiri e retifique o sal. Adicione o arroz carolino previamente passado por água e assim que o líquido ferver, tape, reduza o calor para o mínimo e deixe cozer apenas o tempo necessário para o arroz não saber a cru. Sirva depois de um repouso de 5 minutos, pelo menos.

Nota: Se o líquido dos mariscos não for suficiente para o resultado pretendido, junte-lhe água simples. A partir de uma quantidade de líquido 3 vezes superior ao volume do arroz, já se obtém um arroz «molhado».

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *