A composição química do arroz

a composição quimica do arroz

O arroz tal como os outros cereais, é constituído por água, proteínas, lípidos e, sobretudo por amido, que é um hidrato de carbono. O amido encontra-se sob a forma de grânulos, uma estrutura bastante compacta e resistente, constituída por cadeias de um açucar – chamado glucose.

As cadeias são uma espécie de «colares» de glucose e existem dois tipos desses colares; um deles é linear e chama-se amilose; o outro é ramificado e designa-se por amilopectina. A percentagem de amilose no amido é variável (1-35%) e é ela a principal responsável pelo diferente comportamento culinário dos vários tipos de arroz.

Arroz e nutrição

Do ponto de vista nutricional, o arroz é rico em hidratos de carbono, ferro, vitaminas B1, PP e ácido fólico. É um alimento quase completo, faltando-lhe apenas algumas vitaminas – A, C e D, e alguns aminoácidos, como a lisina. O arroz cozido é facilmente digerível, não contêm colesterol nem glúten e, por isso, é aconselhável para a alimentação infantil, para os doentes celíacos (intolerantes ao glúrn) e até para os diabéticos.

E…quando há problemas gastro-intestinais, beber água de cozer arroz é uma boa ajuda para os resolver!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *