A revolução da rega gota-a-gota na cultura do arroz
Ensaio pioneiro em Benavente com rega gota-a-gota visa tornar a cultura do arroz mais rentável e sustentável e abre a porta à produção deste cereal em novas áreas agrícolas em Portugal.
O primeiro ensaio em Portugal de rega gota-a-gota na cultura do arroz foi instalado no dia 19 de maio, em Samora Correia, concelho de Benavente, numa parceria tripartida entre a Magos Irrigation Systems, a Orivárzea e a Rivulis.
O ensaio decorre numa área de 4 hectares, propriedade da Orivárzea, e visa testar e desenvolver métodos e técnicas de produção agronomicamente sustentáveis e pouco habituais na cultura do arroz, entre os quais, a sementeira enterrada à linha; a rega gota-a-gota (com fita T-Tape do fabricante Rivulis), e a adubação através da água de rega.
“Regar arroz com um sistema gota-a-gota revoluciona a cultura e traz enormes oportunidades para um uso mais eficiente da água num cenário de alterações climáticas, em que os anos de seca são cada vez mais frequentes”, afirma António Gastão, administrador da Magos Irrigation Systems e mentor deste projeto pioneiro em Portugal.