Os resultados preliminares do primeiro ensaio na Lezíria Ribatejana de rega gota-a-gota na cultura do arroz indicam que, um mês após a sementeira, o consumo de água foi 50% inferior ao do método tradicional de rega por alagamento, e que as plantas apresentam um desenvolvimento idêntico nos dois sistemas de produção.
A sementeira da cultura decorreu a 19 de maio numa parcela de 4 hectares de arroz, propriedade da Orivárzea, em Pancas, no concelho de Benavente, e os dados agora divulgados reportam ao dia 23 de junho, data em que foi realizado o primeiro dia de campo deste ensaio, liderado pelas empresas Magos Irrigation Systems, Orivárzea e Rivulis. Nesta jornada de campo participaram cerca de 100 orizicultores e técnicos agrícolas oriundos de várias regiões do país.
A revolução da rega gota-a-gota na cultura do arroz
Ensaio pioneiro em Benavente com rega gota-a-gota visa tornar a cultura do arroz mais rentável e sustentável e abre a porta à produção deste cereal em novas áreas agrícolas em Portugal.
O primeiro ensaio em Portugal de rega gota-a-gota na cultura do arroz foi instalado no dia 19 de maio, em Samora Correia, concelho de Benavente, numa parceria tripartida entre a Magos Irrigation Systems, a Orivárzea e a Rivulis.
O ensaio decorre numa área de 4 hectares, propriedade da Orivárzea, e visa testar e desenvolver métodos e técnicas de produção agronomicamente sustentáveis e pouco habituais na cultura do arroz, entre os quais, a sementeira enterrada à linha; a rega gota-a-gota (com fita T-Tape do fabricante Rivulis), e a adubação através da água de rega.
“Regar arroz com um sistema gota-a-gota revoluciona a cultura e traz enormes oportunidades para um uso mais eficiente da água num cenário de alterações climáticas, em que os anos de seca são cada vez mais frequentes”, afirma António Gastão, administrador da Magos Irrigation Systems e mentor deste projeto pioneiro em Portugal.
Estes Conteudos foram produzidos para a COTArroz no ãmbito do projecto PIDDAC 114/04 da Estação Agronómica nacional/INIAP: Identificação das características diferenciadoras de variedades nacionais de arroz, através de parâmetros químicos e reológicos, indicadores da qualidade culinária e nutricional.
É Expressamente Proibida a Cópia total ou Parcial