Modo de fazer arroz de tomate, grelos, pimentos, alhos, couves ou qualquer outro vegetal à portuguesa.

arroz de tomate.png

1 cebola grande;
4 colheres de sopa de azeite;
3 tomates maduros em bocados ou 400 g de pontas e folhas tenras de grelos de nabo ou 1 pimento verde ou encarnado em tiras;
250 a 300g de arroz carolino;
água de modo a ter 2 vezes e meia o volume do arroz;
2 dentes de alho;
1 ramo de cheiros (salsa e ½ folha de louro);
sal e pimenta (facultativo).

Meça o arroz carolino. Pique a cebola finamente e «coza» suavemente com o azeite, até ficar translúcida. Junte o legume escolhido – para o arroz de alhos, estes serão inteiros – e deixe cozer um pouco. Adicione o arroz carolino, mexa para o envolver na gordura (sem fritar), regue com a água e deixe levantar fervura. Introduza os alhos, inteiros ou espremidos, e o ramo de cheiros. Tempere com sal, tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozer cerca de 15 minutos. Verifique a cozedura e o tempero e deixe repousar pelo menos 5 minutos antes de servir.

Nota: das quantidades e métodos indicados resulta um arroz cujos grãos, embora separados, se apresentam ligados por uma «espécie de um creme» suave.

Outras sugestões: Em vez de legumes, utilize coentros; camarões cozidos; restos de carnes cozinhadas em bocados, etc. Para utilizar a panela de pressão, a quantidade de água deve ser igual ao volume de arroz.

Para aproveitar quaisquer restos de arroz carolino cozinhado: bata 1 ou dois ovos com salsa picada e deite sobre o arroz que já está aquecido numa frigideira com um pouco de gordura; deixe os ovos coagular sem os secar, vire com a ajuda de um prato e sirva, inteiro ou cortado, como uma tortilha.

Que tamanho deverá ter o tacho onde se vai cozinhar o arroz?

Dado que o arroz cozido aumenta cerca de 2 a 3 vezes de volume, o ideal é que o tacho tenha, pelo menos, um volume 5 vezes superior. E se o arroz levar grelos, feijão ou outro qualquer ingrediente, há também que levar a sua quantidade em consideração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *